Lilypie Second Birthday tickers

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O parto e os primeiros dias

É... definitivamente postar no blog nesses últimos dias não é tarefa das mais fáceis por um motivo único: falta tempo! Vou, então, falar bem rapidamente sobre tudo que nos aconteceu desde o dia mais lindo que esse mundo já viu: 29 de janeiro de 2011 (exatamente 39 semanas de gestação).


Chegamos à Maternidade por volta das 12h40. Foi tudo tão rápido... Por volta de 13h15 eu já estava no bloco obstétrico. Na nossa sala de parto, estavam: eu, Diego (o papai lindo), Dr. João Oscar (o obstetra líder da equipe), Dr. Wilson (também obstetra), Dr. Renato (anestesista), Dra. Flávia (pediatra) e a enfermeira Teca. Na hora, tive medo da anestesia, mas o Dr. Renato me explicou cada detalhe com uma calma, um cuidado e uma atenção tão grandes, que acabei sossegando. O tempo voou. Sei que conversaram bastante comigo durante todo o tempo em que aguardavam a anestesia fazer efeito. A cirurgia em si foi extremamente rápida... talvez tenha levado uns 10 minutos. Às 13h52 eu ouvi o chorinho mais amado do mundo: meu Miguel nasceu!!! Lágrimas escorreram pelo meu rosto. Eu queria perguntar se estava tudo bem, se eu podia amamentar... não conseguia falar! A Dra. Flávia se apressou em me mostrar o pequeno e chamar o papai para acompanhar todos os cuidados iniciais, que foram feitos ali mesmo na sala de parto. Papai filmava com uma máquina e fotografava com outra. Miguel pesou 2,6kg e mediu 47cm. As notas de apgar foram 8 e 9. Meu bebê não é grande, mas é muito, muito saudável. Ouvi o Dr. João Oscar falando com o papai "Que chuchu! Essa forma precisa ser usada várias vezes!!!". Ouvi a Dra. Flávia elogiando a cor do meu filhinho. Sorri, enquanto alguma lágrima ainda rolava no meu rosto. Dra. Flávia colocou Miguel sobre meu peito. Diego se colocou ao meu lado. Dei as boas-vindas ao meu Miguel com a voz embargada, quase sumida. Fiz carinho com as mãos trêmulas. Ficamos juntos por um bom tempo... Depois Miguel foi para o berçário (com o papai junto, acompanhando tudo) e eu para a sala de recuperação. Por volta das 16h30, estávamos juntos no quarto. Não nos desgrudamos mais!

No berçário, encantando a quem olhava pelo vidro!

Plaquinha de porta do nosso quarto. Ficava ao lado da nossa cegonha linda.

Agora vou falar bem rapidamente sobre algumas coisas muito marcantes desses primeiros dias:

Amamentação: para mim, tem sido a parte mais difícil. Meu leite só desceu de anteontem para ontem (ou seja, do 5.º para o 6.º dia!). Chorei muito, pois quando tentava tirar algo, não havia NADA! Colostro? "Nunca vi, nem comi. Eu só ouço falar". Na 2.ª noite de meu pequeno, ele chorou muito de fome. E aí, eu tive sim de aceitar a sugestão da pediatria e dar a ele um complemento. NAN. Sim. Eu mesma, que espalhei aos 4 cantos que mamadeira sequer entraria aqui em casa (nem depois dos 6 meses), tive de aceitar. A teoria é linda! Na prática, ver seu recém-nascido chorando de fome e seu peito completamente seco é que pega! Desde ontem tenho leite, graças a Deus (pedi MUITO por isso), mas os seios ingurgitaram, dificultando muito a saída do leite quando o Miguel suga. Estou seguindo todas as recomendações. As que estão funcionando de verdade são fazer massagens, com movimentos firmes e circulares, especialmente nos locais endurecidos, e colocar o Miguel para sugar. Ele suga bem; tem força. Hoje revezou entre os dois seios por quase 3 horas. Como sai muito pouco, ele custa a se satisfazer e às vezes até se irrita. Mas o importante é que está saindo leite! E que agora estou conseguindo diminuir o ingurgitamento.

Sono: nas duas primeiras noites (que passamos no hospital), eu não preguei o olho. Achei que nunca mais dormiria, tamanha a minha preocupação com o bem-estar do Miguel. Eu não podia estar dormindo, caso ele precisasse de algo... Da 3.ª noite em seguida, tudo mudou. Acho que o fato de estarmos em casa  faz toda a diferença. Dormimos muito bem. Miguelzinho só acorda quando está com fome. Se mama bem, dorme por até 5 horas seguidas. Ele é perfeito!


Papai: nossa, nem tenho palavras. Eu sabia sim que o Diego seria um bom pai. Acontece que ele é muito, muito mais do que isso. É um pai maravilhoso. Ele faz tudo (e até melhor que eu): dá banho, troca fraldas, coloca para arrotar, cuida do umbigo e de qualquer outra coisa que se fizer necessária (e de quebra ainda cuida de mim). Tem um jeito, uma segurança... Não tenho dúvidas: ele nasceu para ser pai! Ahhh e como é absurda a licença de apenas 5 dias corridos para os papais; eles são tão essenciais. Ainda bem que o Di tirou férias; eu não saberia ficar sem ele MESMO! Ainda não sei se saberei daqui a uns 20 dias...



Cesariana: Eu queria mesmo um parto normal, mas não fiquei arrasada por ter de fazer um parto cesáreo. Acima de tudo, óbvio, o bem-estar do Miguel. Após um PC, fica-se deitada por ao menos uma noite. Assim aconteceu comigo. O parto foi à tarde e somente na manhã seguinte, após retirarem a sonda, foi que pude me levantar para tomar banho. O primeiro impacto é tenebroso. A dor no abdômen é grande de verdade. Sei que, no dia, pensei que nem queria mais ter outros bebês. Hoje, sinceramente, essa sensação quase se apaga da minha memória... Nem sei mais precisar o quanto a dor foi intensa (mas sei que foi!). Nesse dia mesmo eu caminhei pelo hospital, recebi minhas visitas em pé e sentada. Só voltei a me deitar à noite. O dia seguinte foi melhor e o outro melhor ainda... e assim por diante. Nos primeiros 2 dias, tossir e espirrar causam certo pânico rsrs. Depois passa... Não tive problema algum até então com o corte (e nem terei!). Minha barriga, logo após o parto, ficou bem pequenininha. No dia seguinte estava bastante inchada, mas no 3.º dia começou a desinchar. Hoje, se eu sair na rua, ninguém achará que ainda estou grávida rs. Óbvio que não se trata de uma barriguinha enxuta, mas de um volumezinho administrável e até animador, considerando-se que há 6 dias media quase 35cm. Balanço geral: estou muitíssimo bem. Não sinto dor alguma, caminho normalmente, durmo bem, posso até me abaixar e estou desinchando.

Vacinas e teste do pezinho: Já sentiu dor por alguém? Eu achava que já havia sentido dor por várias pessas queridas; e já senti mesmo. Acontece que a dor que sentimos por filho é multiplicada por infinito!!! Dói a alma. É claro que entendo que vacina e teste do pezinho são essenciais para a saúde dele, mas que doeu em mim... ahh doeu! No dia das vacinas, eu estava especialmente sensível por conta da falta de leite. Nem quis entrar na sala de vacinação (deixei por conta do papai Di e da vovó Leila); fiquei do lado de fora, tentando esconder o choro por trás de meus enormes óculos escuros. Senti uma dor terrível de verdade. Ele, por sua vez, não parece ter sentido quase nada (Graças a Deus. Que bom seria se eu pudesse sentir todas as dores da vida no lugar de meu pequeno...). Na hora da BCG, nem reclamou; na da hepatite, só ouvi um chorinho bem curtinho. Rezei para que ele não tivesse reações adversas depois. Não teve! O teste do pezinho foi ontem. Eu estava mais forte, mais confiante (acho que estar cheia de leite, ainda que empedrado, contribuiu muito) e fiquei na sala de exame. Não olhei muito e quem segurou foi o papai, mas eu consegui segurar o choro! Ahhh o fato de saber que ele não teria reações posteriores também fez diferença!

Sentimentos: Confusos, certamente. Ora olho para o Miguelzinho e sinto meu coração explodir de felicidade por tê-lo aqui em casa. Ora quase desejo que ele ainda estivesse na minha barriga. Não sei explicar os motivos, mas com os hormônios bagunçados como devem estar, não é de se estranhar... De toda forma, sinto cansaço, um pouco de receio, algumas dúvidas, certa insegurança e até um pouco de angústia, mas o sentimento mais forte é o amor! Um amor imenso, gigante demais (e que até por isso também causa um pouco de medo). Acho o Miguel mais lindo a cada dia. Na verdade, acho que ele é o bebê mais lindo do mundo. Além disso, ele é doce, calmo, tem os olhinhos curiosos, que se encantam quando olham para mim e para o papai (e que nos encantam ainda mais) e tem a boquinha mais bonita que eu já vi nesse mundo. Ele faz biquinho, como eu fazia quando era bebê. E esse cabelinho lisinho, que dá para pentear de lado? Puxou ao papai. A pele dele é linda. Recém-nascidos geralmente têm manchinhas, carocinhos, bolinhas, marquinhas, casquinhas... Miguelzinho tem poucas bolinhas branquinhas no narizinho, às vezes uns arranhõezinhos provocados pelas pequenas unhas afiadíssimas e mais nada! Lindo o meu pequeno príncipe! Estou muito, muito apaixonada!






Ficou linda a mesinha de boas-vindas que fiz para meu filho: álcool gel, garrafinhas d'água, brigadeiros de colher, aromatizadores de ambiente (as lembrancinhas) e um livrinho de assinaturas e mensagens. Tudo feito e personalizado por mim mesma. Gostei muitíssimo.


 
Depois volto para contar mais detalhes. E logo volto a comentar os posts dos blogs das amigas. Estou acompanhando o finalzinho da gravidez de vocês e torcendo para que tudo seja perfeito! Beijos
 
Ahhh a partir de agora, finalizarei meus posts assim:
 
Enquanto eu escrevia este post, o Miguel:

Dormia ao meu lado, no carrinho. Logo ele acordará, pois está emitindo sonzinhos ("É... É..."), se mexendo um pouco e querendo abrir os olhinhos.

16 comentários:

  1. Que delicia de bebê Tati!! Estava aqui toda ansiosa aguardando os seus "primeiros suspiros", mas sabia que a nova rotina fariam demorar!!
    Graças a Deus você e o Miguelzinho estão ótimos! Pelo visto sua recuperação está sendo excelente, amém!!! E aquele medo de como ia ficar o barrigão, heim!? Parece que sumiu..rs rs.

    Meu coração ficou apertadinho quando li sobre a descida do leite. Apesar de já ter colostro e andar vazando demais nos últimos dias, morro de medo de não produzir leite, de não poder alimentar meu pequeno Elias...imagino sua aflição. Mas Deus é bom e não desamparou você!!!!

    Miguel é fofo demais...e essa boquinha eu já havia comentando como é linda!!!
    Obrigada por partilhar conosco desses momentos tão lindos e importantes da sua vida!!!

    Beijos ILUMINADOS pra você e um cheiro no Miguel!!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Ti Plicipe lindo o Miguel !!
    Amiga que bom que seu leite esta vindo, o importante e continuar tentando dar o máximo que puder pra ele.
    como eu vou ter que voltar ao trabalho bem antes dos 6 meses vou ter que dar mamadeira e outros alimentos a partir do 4° mes se nao ele vai sofrer quando chegar a hora de nao ter mais os seios a disposição!!
    Não deixe de dar noticias!!

    ResponderExcluir
  3. aneeeeeeem que fofura ele é gente, parabéns, pela familia de vcs, sao papais e o Miguelzim lindo, FAMILIA linda, rs bjo a voces !

    ResponderExcluir
  4. Tatiiii eu tava ansiosa querendo saber mais notícias do Miguel! fico mto feli q td tenha dado certo e ele esteja tão lindoooo, um príncipe msm =]
    parabéns q Deus continue abençoando mtooo vcs =]
    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Realmente Miguelzinho é um principe!!! Muito lindo!!! Fofinhooo!!!!
    Parabéns ao papai q esta se mostrando melhor q a encomenda!!!

    Deus abençoe (continue) a sua familia!!!

    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati!
    Acompanho todos os seus posts, já li o blog todo, mas é a primeira vez que eu comento.
    Estou de 31 semanas e quase chorei ao ler suas palavras. Seu bebê é lindo, um encanto! Desejo muita saúde e felicidade para vocês!

    Não vejo a hora do próximo post...rs

    Quando der, dá uma passadinha lá no meu cantinho:
    http://maemeninamulher.blogspot.com/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tati!
    Lindo, lindo, lindo, como eu já previra (tenho superpoderes de análise de US! hehehehe).

    A boca, realmente, é a coisa mais amada do mundo! E o queixo? É uma bolinha!
    Engraçado, mas ele não parece pequeno nas fotos!

    Eu já relaxei em relação às minhas próprias regras inflexíveis antes mesmo do Lorenzo nascer. Tenho mamadeiras boas em caso de imprevistos. Na real, durante a gravidez nós já vamos aprendendo a flexibilizar nossos duros paradigmas né?!

    Tati, todo mundo diz que a primeira semana é a pior. Querendo ou não, temos de conhecer a personalidade do nosso filho, que até então é desconhecida. Além disso a queda vertiginosa dos hormônios não ajuda.

    Tenho certeza que vais tirar tudo de letra!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. TATI LINDO SEU RELATO, EU ACHO QUE IREI ME SENTIR IGUAL..
    SOBRE A NAN, TBM TNEHO A VISAO DE QUE QUERO AMAMENTAR O RAUL, E NADA DE MAMADEIRAS NEM DEPOIS DOS 6 MESES, MAS ACHEI QUE VC FOI SENSATA, AFINAL NAO PODERIA DEIXAR SEU FILHO COM FOME NEH..
    PARABENS SEU FILHOTE É LINDOOOOOOOOOOO

    BJU

    ResponderExcluir
  9. Tati

    Vc tem todo o direito de ficar namorando o pequeno a todo momento: ele é lindo demais! Não tem cara de recém nascido.

    Querida, o filho que é que nos ensina a ser mãe, portanto, tudo o que a gente lê durante a gravidez são teorias, a prática quem dita são os filhos. Relaxe, curte esse momento e não ligue se algo sair da regra.

    Adorei receber notícias sua. Se cuida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou emocionada! Acho que todas que estão pra ganhar se sentem assim... fico só imaginando como vai ser comigo.
    As fotos estão lindas o Miguel com o cabelinho penteado pro lado é tudo!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Tati, que lindo demais tudo que você escreveu e viveu essa semana!!! Ainda não consigo imaginar o tamanho da emoção que deve ser sentir nosso pequeno nos braços depois de 9 meses de espera, mas com certeza é a sensação mais maravilhosa do mundo!!!

    E o Miguel é lindo!!! Parabéns!!!
    Que Deus abençoe vocês grandemente!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Amiga, não há palavras para descrever os sentimentos... Vejo que vc se esforçou, mas com certeza, seus sentimentos são ainda maiores do que as palavras... O Miguel é lindo!! Fico cada vez mais apaixonada quando vejo um bebê assim, tão sereno e formoso. Deus continue abençoando vcs. Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Que lindo teu relato Tati!
    Parabéns pelo esposo que ta se saindo um Paizão!Que maravilha né!!!
    Teu principe é muito fofo, lindo, lindo demais!
    Adorei ter noticias de vcs e saber que esta tudo Ótimo!
    Que Deus continue lhe abençoando... sempre!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  14. Tati!!!
    Novamente, parabéns pelo Miguel!!! Ele é lindo!!!
    E que bom poder ver teu relto. Isso nos deixa um pouco mais relaxadas com relação ao que está por vir. Realmente não temos como prever o que acontecerá. No máximo desejar e torcer para que as coisas aconteçam como queremos. E se não dá para ser assim, ter flexibilidade e aceitar as melhores opções possíveis!
    Parabéns por estar sendo uma super mamãe e aproveita o maridão em casa. Com certeza vai fazer muita diferença ter ele ao teu lado nesse momento muito sensível, né!!!!
    Beijinhossss e fiquem bem!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tati....
    Que delícia seu bebê...nossa,como ele se parece com o papai...parabéns mesmo pra vcs. Ah, qto a esses sentimentos confusos, não se preocupe, até hoje eu sinto..e olha q já são praticamente sete anos!!!Mas o amor com certeza supera....Quando estiverem mais tranquilos, irei te ver,tá???Tudo de bom!!!!!Bjos

    ResponderExcluir
  16. Que boa notícia! Mamilos rosa novamente! Hehehehe
    Sabe que a barriga me assusta um pouco, fico imaginando uma coisa molenga e flácida onde hoje eu tenho essa tão enorme, linda e dura!
    E Miguel? Lindo ainda?
    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos adorar saber o que você pensa a respeito. Pode comentar!