Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 3 de abril de 2011

A Hora do Banho

Filho, mamãe confessa: tinha um medo ENORME de dar banho em você. Só fiz isso pela primeira vez, totalmente sozinha, no dia 23/02, às vésperas de você completar 1 mês.

De lá prá cá, fomos, pouco a pouco, aperfeiçoando as nossas técnicas, a fim de encontrar uma rotina de banho que fosse confortável e prazerosa para nós dois. E encontramos.

Hoje, dar banho em você é uma das coisas que a mamãe mais gosta de fazer. E tudo acontece assim:

Por volta de 12h, mamãe coloca o celular para tocar as músicas do álbum "Vida de Bebê", da Isadora Canto. Você relaxa na hora. Em seguida, ligo o chuveiro para encher a banheira e vou com você para seu quartinho. No seu trocador, enquanto você curte a musiquinha, tiro sua roupinha e limpo você com Higiapele (tiro, assim, qualquer resto de pomada antiassadura). Aí prendo a toalha no meu pescoço, pego você e vamos para o banheiro.

(Pausa para a propaganda)

A tal toalha-avental, que prende no pescoço da mãe, é ótima! Quando o banho termina, é só aconchegar o bebê no colo e puxar com uma mão a ponta da toalha (ponta em que fica o capuz). Sem malabarismos e com a rapidez necessária para que o bebê não sinta frio. As nossas são destas:


 (De volta ao assunto)

No banheiro, testo a temperatura da água com meu braço (Não confio no termômetro: dinheiro jogado fora. Não que ele tenha marcado temperatura errada, mas quem vai apenas olhar para o termômetro e colocar o bebê lá dentro? Não mesmo. Assim, ele não serve para nada.), fecho o chuveirinho e pingo na água da banheira 3 gotinhas do óleo vegetal Natura Mamãe e Bebê (Esse não merece propaganda. Só serve mesmo para ser colocado em pequena quantidade na água. Para o fim a que se propõe - limpeza e massagem - é péssimo: o cheiro é agressivo até para o meu olfato; imagine para o dos pequenos. Muito, muito forte. Não recomendo). Na água da banheira, o cheirinho fica beeeeeeem suave e contribui para a hidratação da pele do bebê (lembro que óleo só hidrata pele molhada. Para hidratar após o banho, uso o Hidratante Johnson´s Baby Milk - super suave, cheirinho muuuuuuito delicado, textura fininha.... uma delícia. Mas só uso quando não coloco as gotinhas de óleo na banheira).

(Pausa para a propaganda)

Esse hidratante, embora eu não use todo dia, merece sim propaganda. É ótimo. Gosto de usar, principalmente, no banho da noite, pois aproveito para fazer uma massagem rápida no Miguel.


(De volta ao assunto)


Água testada e ligeiramente perfumada pelas gotinhas, coloco você na banheira: primeiro os pezinhos! Deixo você sentir a temperatura, salpico água na sua barriguinha, molho o pescocinho e as mãozinhas. Aí começo a ensaboar. E agora, com a prática, cada dia uso um produto diferente. E eles merecem propaganda:

(Pausa para a propaganda)


Sabonetes Líquidos para cabelo e corpo: Baby Boti e Johnson's Baby. Ambos cheirosinhos (o cheirinho suave dura o dia todo) e, muito importante: dão conta também de limpar os cabelinhos (Miguel tem muito cabelo e esse para mim foi um fator importante). As embalagens não são práticas quando ainda estamos na fase de "aprender" a dar banho.

Sabonetes em barra: Granado Bebê e Baby Boti Mel. Óbvio que não servem para lavar os cabelos, mas para o corpo são ótimos mesmo. E mais: sabonetes em barra são mais fáceis para quando estamos aprendendo a dar banho; são muito mais práticos.


Sabonete Líquido Granado Bebê: Para os primeiros banhos, se a mamãe não quer usar sabonete em barra, essa é uma boa alternativa porque a embalagem é pump. Você pode deixá-la apoiada na banheira (ou no suporte de sabonetes e shampoos) e pegar o sabonete com uma só mão. Esse sabonete é só para o corpo (a propósito, adianto que não gostei do shampoo Granado Bebê; é fraquinho demais para a cabeleira do Miguel. No suor da primeira mamada o cabelinho já fica sujo.)


 (De volta ao assunto)


Para ensaboar direitinho todo o seu corpinho, às vezes retiro você da água por alguns segundos. Apenas subo você um pouquinho, no meu colo, massageio bem rapidamente com minha mão ensaboada e volto você para a água. Não dá tempo de você sentir frio, até porque te aconchego no meu colo. Para mim, é impossível ensaboar, por exemplo, o seu bumbum, se ele estiver submerso; especialmente usando sabonete líquido. Da forma como faço tenho certeza de que você fica bem limpinho.

Aí vem a parte em que lavo seu rostinho (já molhado, claro) e sua cabecinha (ainda praticamente seca). Abro o chuveirinho. Testo a temperatura e espero ela se estabilizar. Lavo seu rostinho com minha mão, usando somente a água do chuveirinho. Você gosta do carinho! Claro que não jogo água no seu rosto; apenas molho a minha mão no chuveirinho e vou pasando em você. Rostinho limpo, é a vez da cabecinha.

Molho, cuidadosamente, utilizando o chuveirinho, todo o seu cabelinho. Cuido para que não escorra nada de água para seus ouvidos. Com o cabelinho bem molhado, coloco shampoo. Além dos dois sabonetes líquidos para cabelo e corpo que já citei (meus preferidos), e do shampoo Granado Baby (que não gostei muito, mas usei cerca de 1/3 do frasco), uso também shampoo Johnson's (alterno conforme nosso ânimo rs):

(Pausa para a propaganda)

Os shampoos Johnsons's são uma delíiiiiiiiiiiiiiiicia. E limpam direitinho:

 
(De volta ao assunto)

Aí enxáguo o seu cabelinho também usando somente a água do chuveirinho. Aproveito para enxaguar mais uma vez o seu corpinho (afinal, a água da banheira está cheia de sabonete, além da gordura natural do cabelo e do corpo!!!). E pronto. Aconchego você em meu colo, puxo a ponta da toalha, acomodo o capuz em sua cabecinha e enxugo você ali no banheiro quentinho mesmo. Só quando você está sequinho é que abro a porta e vamos para o seu quarto (que já está com as janelas devidamente fechadas) - o celular com suas musiquinhas vai conosco. Abaixo o volume. Fecho a porta e coloco você no trocador. Enxugo você mais um pouquinho, para garantir que as dobrinhas fiquem bem sequinhas (dedinhos também merecem atenção especial).

Aplico a pomada antiassaduras. Testamos algumas, mas duas merecem propaganda:

(Pausa para a propaganda)

Bepantol: PERFEITA. Fácil de aplicar, de remover, não tem cheiro e funciona maravilhosamente bem.

Dermodex Prevent: Minha mãe usou em mim, quando eu era bebê. E agora comprou para eu usar no Miguel. AMEI. O cheirinho é uma delícia, bem suave, a textura é de um creminho: fácil de aplicar e de remover. Embalagem plástica super prática.  
Vale ressaltar que as outras duas que testei foram aposentadas não porque não funcionam, mas porque não me agradaram. Miguel nunca teve assadura, em seus 2 mesinhos de vida. Além dessas duas pomadas que indico, nós testamos (por poucos dias) a Hipoglós Amêndoas e a Turma da Mônica. A primeira tem um cheirinho gostosíssimo, mas é grudenta: difícil de passar e de remover (mas não é ruim não; muito pelo contrário!). A segunda eu já comecei a testar com um pé atrás; não tinha confiança. Usei umas 2 ou 3 vezes somente; não que ela não tenha funcionado (a pele do Miguel continuou branquinha e suave como sempre), mas eu sentia um cheiro ruim depois que a pomada tinha contato com o xixi ou com a fralda, sei lá... um cheiro rançoso. Não usei nunca mais e nem vou usar.

(De volta ao assunto)

Bom, depois da pomada, coloco a fraldinha em você. Testamos poucas fraldas (Pampers New Baby, Turma da Mônica Soft Touch, Turma da Mônica Tripla Proteção e Pampers Total Confort), mas a nossa preferida merece propaganda.

(Pausa para a propaganda)
Esta fraldinha é ótima! Usamos bastante a RN. Compramos também XP e P. Ela é absolutamente diferente de todas as demais que experimentamos: super macia, fácil de colocar, confortabilíssima (não usei, mas sei! rsrs) e ultra segura. A melhor, sem dúvidas.



(De volta ao assunto)
 
Em seguida, visto você (roupinha previamente escolhida, para que você não fique muito tempo pelado), confiro se sequei bem as orelhinhas e penteio seus cabelinhos.
 
Aí o soninho já está batendo.
 
Ofereço-lhe o peito e você mama por cerca de meia hora (às vezes o sono só permite uns 15 minutos). E você dorme em meus braços. Aí coloco no carrinho o bebê mais lindo, gostoso, tranquilo e cheiroso que este mundo já viu.
 
E já fico contando os minutos para lhe dar o próximo banho...

7 comentários:

  1. Essa Pampers New Baby é uma benção! Que fralda mais macia! Dizem que a noturna e diurna é igual, mas só tem a partir da M.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Q fofo, Lindo o relato de banho do Miguel, parabéns pelo seu bebê.

    (pausa p propaganda)

    Vou experimentar fralda sim

    A minha bebê está c 1 mês e meio e ama tomar banho, o de balde então nem se fala e um descontração só.
    Querida abs e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Tati!
    O Gui tem quase um mês e meio e ainda não dei banho neçe sozinha. Mas acho que vou ter que encarar essa de uma vez!!!
    Parabéns por conseguir proporcionar um momento tão cheio de carinho pro teu pimpolho!!! Fiquei inspirada!
    Ainda não me acertei com as fraldas de pano. Assim das descartáveis, com certeza a pampers new baby é, disparado, a melhor de todas. Já usei outras e até agora nenhuma chegou aos pés dela!!!
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!! A hora do banho do bebê é muito gostosa. Aqui em casa já decidimos: o banho da manhã é meu e o da noite é do papai. Assim, os dois aproveitam esse delicioso momento com o bebê. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Que post ótimo! Cheio de dicas boas. Adorei. Vou atras da toalha. Dó não gosto muito do sabonete Boti. Por ser do mesmo preço do da Natura, prefiro o outro q ddeixa o BB cheiroso por muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  6. Mas q banho gostoso do Miguelzinho, a mamae cuida mto bem dele assim como ele merece =D
    parabens pelo cuidado e pelo anmor Tati!
    beeijos pros dois =]

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas ( anotei todas ) rsrsrs!!
    Essa rotina gostosa de banho deu sono até em mim !
    Adorei a toalha, mas infelizmente não encontro em minha cidade. =/

    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos adorar saber o que você pensa a respeito. Pode comentar!